sábado, 11 de junho de 2011

Peru




O Peru é um país sul-americano localizado no hemisfério sul ocidental, seu território é banhado pelo oceano Pacífico a oeste, limita-se ainda ao sul com o Chile; a leste, com o Brasil e a Bolívia; e a norte, com o Equador e a Colômbia.

O território do país abrange uma área de 1.285.216 km², onde vivem cerca de 29 milhões de habitantes. O país apresenta ao longo de sua superfície uma grande variedade de paisagens, variando em planícies, na costa do Pacifico; picos elevados, na Cordilheira dos Andes; e a Floresta Amazônica, no leste.
O Peru abriga o lago navegável mais alto do mundo, o Titicaca, com 3.821 metros de altitude.

O país apresenta diferentes características climáticas, próximo ao litoral praticamente não chove, onde se verifica duas estações: uma quente (novembro a março) e uma fria (abril a novembro). Na região da floresta Amazônica há um alto índice de pluviosidade.

A mineração figura como uma das principais atividades econômicas desenvolvidas no país, com destaque para exploração de prata, cobre, zinco e estanho. Na agricultura comercial os principais cultivos são de cana-de-açúcar, algodão, café e trigo. Na agricultura de subsistência os principais produtos são milho e batata. O país se destaca também na atividade pesqueira, é um dos maiores produtores de pescados do mundo.

A população peruana é majoritariamente constituída por ameríndios, respondendo por 45% do total de habitantes. Os mestiços (mistura entre ameríndios e europeus) respondem por 37% da população; descendentes de europeus, 15%; e o restante (3%) são africanos, japoneses e chineses.

Informações gerais
Nome: República do Peru.
Bandeira:  


Brasão:

Gentílico: peruano (a).

Capital: Lima.

Língua oficial:

espanhol e línguas cooficiais como quíchua e aimará.

Governo: República Presidencialista.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,723 (alto).

Moeda: Nuevo Sol.

Site oficial: www.peru.gob.pe

Localização: oeste da América do Sul.

Religião: Cristianismo (92,5% de católicos e 5,5% protestantes) e outras religiões 2%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário